Diretoria de Transportes realiza treinamento sobre o serviço de fretamento eventual

19 Março, 2018 - 10:48 -- raissa.schreiter

Conforme publicado dia 06/03, o serviço de fretamento eventual de ônibus, micro-ônibus e vans voltou a atender todo o território nacional através de novos contratos firmados para viagens estaduais e interestaduais.

Por isso, nos dias 13 e 14 de março foram realizados treinamentos no auditório do GGBS para comunicar sobre as regras de solicitação e prestação desse serviço. O responsável pela Diretoria de Transportes, Sebastião José de Faria, introduziu o evento e em seguida passou a palavra ao funcionário Paulo Boccati, que fez a apresentação de slides e comentou assuntos pertinentes ao tema, acompanhado por Marivaldo de Oliveira.

Na introdução, Sebastião apresentou o histórico do fretamento eventual, que ocorreu entre 2009 e 2014, mas esteve parcialmente suspenso nos últimos quatro anos. Na sequência, Paulo pontuou as informações que os funcionários devem fornecer quando solicitarem um veículo: a autorização da viagem, o itinerário com todas as especificidades, trechos de terrenos diferentes de asfalto durante o percurso, e a lista de passageiros. Além disso, esclareceu que só está autorizado o transporte de pessoas envolvidas com os serviços/atividades pertinentes ao deslocamento; que não é possível alterar o tipo de viagem (de estadual para interestadual ou vice-versa), pois os contratos para cada tipo são diferentes; e que o procedimento do cancelamento de viagem foi mantido (através da Agenda Eletrônica, quando a solicitação estiver em status “Pendente” e se constar “Agendado” é necessário entrar em contato diretamente com a Diretoria de Transportes).

Paulo e Marivaldo explicaram a importância de seguir os procedimentos, pois servem para fazer o cálculo do pagamento realizado à empresa contratada. Também apresentaram diversos exemplos de situações hipotéticas e os espectadores tiraram dúvidas.

Integração de pessoas

Na opinião de Paulo, esse encontro para compartilhar informações é uma oportunidade para aproximar os usuários, melhorar o relacionamento e alinhar as atividades dos diferentes envolvidos: os próprios solicitantes do serviço, a unidade, a Diretoria de Transportes e, acima disso, a Universidade. Paulo também ressaltou que estabelecer uma relação mais próxima com os usuários é uma forma de saber se o serviço está sendo prestado com qualidade e conforme o contrato com a empresa.

Para Marivaldo, o interessante do treinamento é aproximar funcionários das unidades que, muitas vezes, realizam procedimentos apenas para cumprir exigências, sem saber como isso contribui para o sucesso da solicitação. “Quando o usuário está aqui junto com os outros, às vezes consegue ver que o problema dele tem a ver com a particularidade do serviço que ele faz. Aqui ele entende o todo. O desafio da DGA é esse, temos que fazer as coisas pensando no todo, no universo que é a Unicamp.”

Planos para o futuro

A Diretoria de Transportes pretende realizar encontros anuais com funcionários para falar sobre a Agenda Eletrônica de Transportes. Hoje são mais de 300 usuários cadastrados que sofrem rotatividade e por vezes precisam passar a bola para outro funcionário que assumirá a função e não conhece o sistema. Essa passagem sucessiva de informações pode acabar gerando problemas na execução das atividades. “O que a gente quer fazer é uma oficina anual, um encontro com o pessoal que está na Agenda, pois muitos estão começando do zero”. O intuito é que a Diretoria de Transportes, enquanto responsável pelas orientações desse segmento na Universidade, se responsabilize por passar as informações corretas aos usuários.

Fique atento

Na próxima quarta-feira, 21 de março, esse mesmo treinamento acontecerá na FCA em Limeira e também reunirá funcionários das unidades FT, Cotil e FOP (Piracicaba).

Para saber mais acesse:

Instrução Normativa 88/16

O serviço de fretamento eventual de ônibus, micro-ônibus e vans está disponível para todo o território brasileiro