Sistema de Patrimônio - Versão 2.0.0

16 Outubro, 2020 - 10:48 -- tissiane.tracchi

Desde o dia 05 de outubro, todos os usuários da Universidade estão acessando uma nova versão do Sistema de Patrimônio, que além de apresentar melhoria no desempenho das consultas, agora possui em suas funções a visualização de imagens de bens móveis. Para isso, o Sistema foi integrado a um novo componente, desenvolvido para o armazenamento das imagens, chamado GED – Gestão de Documentos dos Sistemas SIAD.

A nova funcionalidade vai ao encontro da maneira como outros Órgãos Públicos trabalham, em especial a esfera federal, que hoje requer a foto dos bens adquiridos com recursos públicos. Alguns convênios federais hospedados na Unicamp, por exemplo, exigem a foto dos bens como documento obrigatório em prestações de contas, o que até então ocorria dissociado do registro no Sistema de Patrimônio.

Além disso, a utilização de imagens será de grande ajuda para a gestão de bens da Universidade como um todo. Para a área de Bens Disponíveis, por exemplo, essa alteração é primordial para que todos os usuários possam visualizar o estado atual do bem por meio das imagens e tomar as devidas providências. Outro ganho trazido será para o processo de inventário físico e conferência, já que será possível a verificação do bem in loco em comparação à imagem previamente registrada no sistema.

Em breve serão divulgadas a Instrução Normativa e um Manual de Procedimentos de Patrimônio, que irão regulamentar, dentre outros diversos assuntos, a questão do cadastro dos bens e das imagens. Nesse momento está disponível o Manual voltado aos usuários do Sistema, confira.

Para esse projeto foi designada uma equipe específica da Divisão de Tecnologia da Informação da DGA. Atuaram em todas as fases de especificação, desenvolvimento e testes os servidores Carlos Augusto Ribeiro de Marco, Cristian Rogério Assolini, Eduardo Mariano da Silva, Everaldo Leme da Silva e Rafael Pereira Freitas. A equipe contou ainda com o apoio área de Patrimônio para validar e divulgar as funcionalidades do sistema; foram envolvidos os servidores Danilo Jorge Zanetti, Francisco Paulo de Oliveira Junior, Giovani Hermogenes Pereira e Cibele Fuentes Figueiredo Ventura.