Parceria entre DGA e Cemeq possibilita a reciclagem de computadores dos Bens Disponíveis

13 Abril, 2018 - 11:49 -- raissa.schreiter

Você sabia que os itens de informática: teclados, mouses, CPUs e monitores, recebem um tratamento diferente dos demais materiais dos Bens Disponíveis? Isso acontece desde meados de 2008 quando foi criado o Projeto 3RC (Reutilizar, Reduzir e Reciclar Computadores), executado pela DGA em parceria com o Centro de Manutenção de Equipamentos (Cemeq). Antes dessa iniciativa, a maioria das máquinas era vendida como sucata depois de recolhida, e poucas reaproveitadas ou doadas. De julho de 2008 até março deste ano, 9.831 computadores passaram pelo depósito de Bens Disponíveis. Desses, 4.323 foram doados para escolas, prefeituras, hospitais, presídios; 1.842 reaproveitados dentro da Unicamp e 4.242 vendidos como sucata.

Bens Disponíveis é a Seção da DGA encarregada de organizar o recolhimento dos materiais que não estão sendo utilizados nos Órgãos e Unidades da Unicamp, porque estão ultrapassados, quebrados ou simplesmente não têm mais função. Eles são recolhidos e os que têm condições de uso passam a integrar uma lista eletrônica constantemente atualizada para outros Órgãos e Unidades que se interessem por reutilizá-los. As instituições públicas também podem enviar pedidos oficiais para receber doação de bens da Universidade. Esses pedidos são atendidos, com a formalização de um processo, se o objeto solicitado permanece no depósito por mais de quinze dias. “A gente atende [as solicitações] quando identificamos materiais que a Unicamp realmente não está reutilizando”, explica Adagilson, responsável pela Seção.

Dia a dia do projeto 3RC

Assim que chegam ao depósito, os itens de informática vão para a sala da área de projeto 3RC, onde são recebidos por três estagiários da DGA e um técnico do Cemeq. Essa equipe é capacitada para realizar os processos de triagem, recuperação e reintegração de máquinas.

Na triagem, os itens são avaliados pelo estado de conservação: muito ou pouco gastos, antigos ou relativamente novos. Em alguns casos, eles só não estão sendo utilizados, mesmo sem problemas técnicos; outros chegam quebrados e passam para a fase de recuperação. Dos que não têm conserto, são retiradas as peças que podem ser reaproveitadas e o restante é vendido como sucata. Os que passam por reintegração, são montados com partes de outras máquinas, que ficam estocadas. Depois do conserto, os equipamentos são higienizados e embalados.

Além do processo de reciclagem, outras demandas surgem para a equipe da área de projeto 3RC. Paulo Campos, técnico do Cemeq, conta que é preciso ter muitas peças no estoque para utilizar tanto na montagem de computadores quanto fornecê-las, quando necessário, via ofício, aos Órgãos e Unidades que têm máquinas específicas. “Nós temos equipamentos aqui na Universidade com o Windows 3.1 ainda funcionando. São muito antigos, porque às vezes as Unidades têm um software que só funciona no DOS (Microsoft Disk Operation System – o primeiro sistema operacional comercializado a rodar em computadores pessoais)”, ele esclarece.

A tendência de reutilizar materiais tem sido cada vez maior, segundo Adagilson. O depósito está recebendo mais visitas de funcionários da Unicamp. Se você ainda não conhece a lista de Bens Disponíveis, pode acessá-la clicando aqui.