Novos editais Ciência sem Fronteiras - ABRIL 2013

23 Outubro, 2013 - 17:30 -- rfreitas

VRERI - VICE-REITORIA EXECUTIVA DE RELAÇÕES INTERNACIONAS

Cidade Universitária “Zeferino Vaz”

Campinas, 23 de outubro de 2013.

Prezados docentes, alunos e funcionários:

A VRERI – Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais, informa que estão abertas as inscrições para os Editais Outubro 2013, do programa Ciência sem Fronteiras - CSF.

As novas chamadas para graduação-sanduíche são ao todo para 20 países de destino: Reino Unido, Bélgica, Canadá, Holanda, Finlândia, Austrália, Nova Zelândia, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Alemanha, França, Itália, Suécia, Noruega, Irlanda, China, Hungria, Japão, Áustria.

As inscrições serão recebidas até 29 de novembro de 2013,  ultimo prazo para o aluno entregar o Formulário de inscrição específico da Seleção Interna para o CsF  no Escritório de Mobilidade da VRERI no térreo da Biblioteca Central até as 16h.

Os interessados devem ler cuidadosamente todas as informações contidas na página http://www.internationaloffice.unicamp.br/programa-csf/como-se-inscrever

Entre os requisitos obrigatórios para todas as chamadas, aos alunos da UNICAMP, considerando que a Universidade tem autonomia pelo processo de seleção dos seus alunos de excelência, estão os seguintes requisitos, da Universidade e do Governo Federal, sendo que o não cumprimento do item 5 acarretará na desclassificação do candidato, mesmo que o aluno atenda todos os outros requisitos:

1. Ter nacionalidade brasileira;
  2. Estar regularmente matriculado em curso de graduação enfocando, no geral, os seguintes temas:
    • Engenharias e demais áreas tecnológicas
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde
    • Computação e Tecnologias da Informação
    • Tecnologia Aeroespacial;
    • Fármacos
    • Produção Agrícola Sustentável
    • Petróleo, Gás e Carvão Mineral
    • Energias Renováveis
    • Tecnologia Mineral
    • Biotecnologia
    • Nanotecnologia e Novos Materiais
    • Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais
    • Biodiversidade e Bioprospecção
    • Ciências do Mar
    • Indústria Criativa, voltada a projetos e processos de desenvolvimento tecnológico e inovação
    • Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva
    • Formação de Tecnólogos nas áreas e temas anteriormente descritos.
  3. Ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos;
  4. Apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico. De acordo com os requisitos da Unicamp para participação me intercâmbio estudantil, isto significa que o aluno deve ter Coeficiente de Rendimento Padronizado de, no mínimo -0,15 (CRP ≥ -0,15) e não deve apresentar em seu histórico escolar mais que 12 créditos de reprovações em disciplinas;
  5. Ter se inscrito no processo seletivo interno da Unicamp, na chamada apropriada. Os processos seletivos foram abertos no dia 21 de Outubro de 2013 e a inscrição deve ser feita no portal da DAC, com apenas o Formulário de Inscrição assinado, sendo também entregue no Escritório de Mobilidade da VRERI, na Biblioteca Central. A chamada para a Seleção Interna da Unicamp para o Programa CsF, bem como o Formulário de Inscrição para a Seleção Interna, podem ser encontrados na página Chamadas abertas;
  6. Ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados entre 2009 e 2013;
  7. Não ter usufruído de bolsa de graduação sanduíche no exterior, financiada no todo ou em parte, pela CAPES ou pelo CNPq;
  8. Apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino, conforme descrito na Chamada do CsF em que está se inscrevendo. Caso o aluno, no momento da inscrição, não possuir o resultado do teste de proficiência, poderá proceder com a inscrição e inserir o resultado do teste eletronicamente, conforme a data especificada no cronograma de cada Edital.

A bolsa concedida aos candidatos selecionados custeará a permanência do aluno pelo período de até doze meses para realização de estudos em tempo integral. Na China, a permanência é de até 24 meses, incluindo um estágio linguístico. Parte deste período poderá ser dedicada a estágio profissional ou científico-tecnológico em empresas, instituições de ensino ou centros de pesquisa no país de destino.

Além da mensalidade na moeda local, são concedidos auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio material didático, para compra de computador portátil ou Tablet.

As dúvidas podem ser orientadas pelo Escritório de Mobilidade da VRERI,  na BC ou pelo email: ">

Atenciosamente,

Marilisa de Melo Freire