Novo Sistema de Patrimônio é apresentado pela DGA

25 Setembro, 2017 - 10:43 -- caio.alves

O novo Sistema de Patrimônio da Unicamp foi apresentado pela DGA na manhã da última sexta-feira (22), no auditório do GGBS. Com o encerramento do CICS, o projeto fará parte dos Sistemas Administrativos (SIAD) via Web, e trará diversas melhorias nos processos, como descentralização das movimentações, nova padronização de numeração e diferentes perfis de usuários. Em sua primeira versão, o sistema entrará em vigor a partir de 02 de outubro.

Na abertura da apresentação, o coordenador da DGA, Andrei Narcizo, comentou a importância do sistema e migração do CICS para o SIAD, que estará completa em novembro com a implantação dos módulos de Recebimento Físico e Contas Locais. Ele falou ainda sobre o contato com outras universidades e que o sistema terá outras melhorias no próximo ano.

“Buscamos modelos em outras universidades, como USP e Unesp, para termos certeza de que o sistema desenvolvido atendesse as nossas necessidades. Acho importante ressaltar que esta é a primeira versão e que faltam algumas coisas. O inventário patrimonial, por exemplo, ficou de fora neste momento, mas será desenvolvido a partir de 2018. É importante que as pessoas que utilizam darem sugestões de melhoras, o sucesso do sistema depende disso.”

PRINCIPAIS MUDANÇAS
Danilo Zanetti, atual responsável pela Área de Patrimônio, seguiu com a apresentação e explicou sobre as principais melhorias. A primeira citada foi sobre a variedade de perfis de usuários, que possibilitará diferentes níveis de gerenciamento. Todos os usuários, por exemplo, poderão fazer consultas, mas só os autorizados farão as movimentações dos bens. Neste último caso, o responsável pelo órgão poderá delegar outra pessoa para fazer as operações.

Isto leva a outra melhoria citada. As permissões de acessos poderão ser solicitadas pelo próprio sistema, o que elimina a necessidade de envio de formulários por malote e agiliza o processo. Além disso, estará disponível um histórico destes pedidos.

DESCENTRALIZAÇÃO DAS MOVIMENTAÇÕES
Uma mudança considerável é a descentralização imediata das movimentações (transferências, empréstimos, cessões e manutenções) entre as unidades. O novo sistema possibilitará que os responsáveis das áreas façam as operações sem intervenção da DGA. Exemplo: A Unidade X fará uma transferência de um bem para a Unidade Y. A ação só será concretizada caso o responsável pela Unidade Y confirmar a solicitação. Enquanto isso não ocorre, o bem fica com status “Em movimentação”.

Foi adicionado um campo de pesquisa com filtros, possibilitando a procura de bens pela marca, localização, número de patrimônio, etc. Além disso, relatórios que anteriormente precisavam ser solicitados à DGA, poderão ser gerados no sistema.

OUTRAS MUDANÇAS
Os novos bens incorporados terão uma nova padronização na numeração. Os números serão sequenciais e não terão mais relação com os Centros Orçamentários de origem. Atendendo a legislação, no novo sistema, além do nome do Órgão/Unidade, constará também na identificação dos bens o nome do responsável por este Órgão/Unidade.

A descrição dos bens será mais detalhada, seguindo a estrutura da BEC. Os bens ativos terão diversos status para verificação e será possível saber se está em uso, em manutenção, etc. Outra melhoria, pedida por algumas unidades, é que a localização dos bens poderá ser mais específica, com informações como o setor e sala do prédio, por exemplo.

Após a apresentação, Danilo demonstrou algumas das principais ações do sistema e tirou dúvidas dos participantes.

Confira as fotos do evento aqui.