Novo Planes DGA

30 Novembro, 2020 - 14:27 -- tissiane.tracchi

Sempre buscando melhorias em seus processos e serviços prestados, a DGA elabora periodicamente o seu Planejamento Estratégico a fim de guiar suas ações e projetos de acordo com a atualização de seus objetivos. Assim, apoiados pela Diretoria e junto às demais áreas da DGA, a equipe do Escritório de Planejamento e Processos iniciou, em meados de setembro, a execução do novo Planes DGA.

 

Experiências anteriores

Considerando a experiência adquirida nos trabalhos anteriores, o processo está sendo conduzido de maneira diferente - mais simples e rápida, com foco na execução. O propósito é acelerar o planejamento para que as estratégias passem para ação, e caso se perceba algo incorreto é providenciada a revisão.

Procurou-se definir estratégias de forma clara, para que todos entendam os motivos pelos quais elas foram adotadas.

Além disso, foi criada uma estratégia específica para projetar todo o modelo de acompanhamento dos trabalhos. É a equipe do Escritório de Planejamento e Processos a responsável por monitorar as atividades.

 

Execução

As ações foram divididas em duas frentes: uma institucional e a outra local. Houve a realização de oficinas com as gerências das áreas e a fim de se definir "o que a DGA deve ser" e "como se alcançaria isso" (missão e estratégias). Isso pronto, a mesma ideia foi aplicada para as áreas, fazendo uma reflexão de "como a minha área pode entregar excelência operacional para apoiar a DGA a cumprir sua missão".

São elas:

 

Estratégias

Concluídas as oficinas, obteve-se um total de 19 estratégias definidas, e para que pudessem ser implementadas, houve uma reunião para discutir quais seriam priorizadas, chegando a um conjunto de 6 estratégias institucionais e mais uma série de estratégias locais (referentes às áreas). Cada uma será trabalhada por um trio, que desdobrará todas as ações necessárias em tarefas ou projetos menores.

 

Participação dos servidores

Nesse Planes, os técnicos administrativos serão alocados durante a execução dos projetos. As equipes facilitadoras solicitarão, de acordo com a necessidade, demais servidores da DGA na execução das tarefas/projetos.

Mesmo assim, caso haja o interesse em participar de alguma ação, basta procurar um membro da equipe do Escritório de Planejamento e Processos, que também está aberta a receber sugestões acerca do trabalho realizado.

Além disso, os projetos ficarão disponibilizados no Jira e todo servidor da DGA terá acesso a eles para acompanhamento.

Confira as fotos das oficinas e reuniões realizadas: