Nova Solução de Transporte para a Universidade

3 Setembro, 2019 - 12:58 -- tissiane.tracchi

Através da Portaria GR-055/2018, de 28/06/2018, foi instituído um Grupo de Trabalho com a proposta de encontrar soluções de transportes visando a redução e otimização do uso de veículos automotores da Universidade. A partir dos estudos realizados, o GT originou diversas frentes de trabalho e uma delas resultou na contratação de uma nova solução para o uso de táxi, que consiste na solicitação do serviço através de uma plataforma web ou aplicativo de celular.

A equipe realizou diversos estudos, pesquisou e comparou práticas e soluções de transportes utilizadas por outros Órgãos – públicos e privados. Visitaram, por exemplo, a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo e foram a eventos de empresas responsáveis por aplicativos de transportes. O resultado do trabalho foi aprovado pela reitoria e, uma vez realizada a licitação, o novo contrato foi assinado em junho de 2019.

Benefícios

Dentre os ganhos que a contratação traz à Universidade, destaca-se economia e a solução de tecnologia fornecida pela empresa, que permite deixar de fazer a gestão do serviço manualmente, proporcionando confiabilidade, agilidade e transparência ao processo.

A Universidade já contava com o serviço de táxi de uma empresa de Campinas, sendo esse o único ponto de partida para qualquer viagem. Entretanto, a nova contratação possibilita que a solicitação seja feita online e da cidade de origem do passageiro (desde que tenha credenciados junto à contratada), reduzindo significativamente o custo envolvido no deslocamento.

Com a implantação desse novo procedimento, o responsável fará a solicitação da corrida diretamente na plataforma da contratada, sem a necessidade de passar pelo sistema de Agenda Eletrônica da Diretoria de Transportes/DGA. Assim que o agendamento é concluído, o passageiro recebe uma mensagem em seu celular via SMS e o solicitante pode acompanhar em tempo real o deslocamento do veiculo. Ao terminar o atendimento ele também terá acesso imediato a dados como percurso realizado, tempo e distância total, além de poder gerar relatórios e acompanhar todas as solicitações efetuadas em determinado período.

Implantação

Foi criado um grupo para a condução dessa implantação na Universidade. Constituído por Alexandre Carlos de Oliveira, Cristian Rogerio Assolini, Marivaldo Baptista de Oliveira, Paulo Augusto Bocatti, Patrícia Ferrari Schedenffeldt e Sebastião José de Faria, a equipe está trabalhando na disponibilização de uma Instrução Normativa e na estruturação de uma oficina que deve reunir em breve os atuais usuários da Agenda Eletrônica de Transportes, para que sejam orientados quanto ao novo serviço e então poderem usufruir da ferramenta.

Até o momento é a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) que está usufruindo do serviço. Em seguida devem também iniciar a utilização da plataforma a Procuradoria Geral da Universidade (PG) e o Hospital de Clínicas (HC). Paulo Bocatti, um dos membros do grupo, explicou que essas unidades foram escolhidas para participarem do projeto piloto devido ao perfil de utilização do serviço.

O grupo esclarece que a Agenda Eletrônica continuará sendo utilizada para as demais solicitações e que os serviços de transportes continuarão sendo oferecidos para a comunidade. Quanto ao novo serviço de táxi, através das oficinas, os usuários serão capacitados a identificar em quais situações é mais vantajoso o pedido do respectivo serviço. Por enquanto, os funcionários da Diretoria de Transportes da DGA estão identificando esses casos ao recebê-los através da Agenda Eletrônica e providenciando as solicitações através da plataforma da empresa contratada.

Alguns membros do grupo de implantação apresentando a nova solução.

Simulação de solicitação na plataforma Web.