Equipe de Informática da DGA recebe prêmio de melhor projeto no Cinfotec

6 Junho, 2018 - 14:12 -- raissa.schreiter

Nos últimos dias 23 e 24 de maio, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Unicamp realizou o encontro Ciência Tecnologia e Informação (Cinfotec) que reuniu profissionais das áreas de TI de diferentes Unidades e Órgãos da Universidade para troca de ideias e experiências profissionais. A equipe de desenvolvimento de sistemas da Divisão de Informática da DGA apresentou um banner sobre as tecnologias e a metodologia que serão usadas para atualizar os Sistemas Administrativos e com ele ganhou o prêmio de melhor caso de sucesso juntamente com um projeto da Prefeitura Unicamp.

Letícia de Vasconcellos, que faz parte da equipe, explica que o uso de tecnologias atuais no desenvolvimento dos Sistemas Administrativos permite a adaptação à leitura em dispositivos móveis como celulares e tablets, além de outras funcionalidades como adoção de um novo layout com cores fortes para melhora de visualização das informações, por exemplo, através de gráficos.

“Conversamos com os usuários e eles explicaram para nós como funcionam as atividades que realizam no dia a dia e quais eram as necessidades. Fomos tentando encaixar no Sistema, fazíamos uma parte e eles iam verificando se estava tudo certo", conta Letícia. Ítalo de Carvalho, também membro da equipe, ressalta que “essas tecnologias podem ser adotadas para desenvolver qualquer sistema”. O colega, Carlos Augusto Ribeiro completa falando sobre a importância "da evolução que ocorreu desde o CICS, passando pelo Siad, até chegar a esses novos Sistemas que vamos desenvolver a partir de agora.".

Para Marco Pacheco, responsável pela equipe de desenvolvimento, o prêmio pela apresentação do projeto "é o reconhecimento do nosso trabalho pela Universidade inteira. Tiveram projetos de várias Unidades e conseguir ter destaque mostra que estamos no caminho certo”, ele diz. "A equipe se viu motivada durante o projeto e isso ajudou a construí-lo de forma mais rápida", acredita a funcionária Mônica Di Blasio. Em 2014 o grupo ganhou o Prêmio PAEPE pelo desenvolvimento do Sistema de Cadastro de Materiais.

Participação

Equipe que participou da confecção banner para o evento: Carlos De Marco, Éderson Frasnelli Ribeiro, Ítalo Rezende Ferreira de Carvalho, Letícia Nardy de Vasconcellos, Lívia Silva Santos, Marco Antônio Pacheco Jr, Marilda Jorge Pinheiro, Mônica Di Blasio e Vandalis Giansante.