Encontro de Profissionais de Comunicação Unicamp

31 Outubro, 2018 - 13:40 -- daniela.lapi

Na tarde desta segunda-feira (29), a Secretaria de Comunicação (SEC) realizou mais um Encontro de Profissionais de Comunicação da Unicamp, no auditório da DGA. O encontro trouxe o tema: Fake News em Ciência, conduzido pelo professor e reitor da Universidade Marcelo Knobel.

Apresentação de Marcelo Knobel

O reitor apresentou uma versão resumida de uma aula dele, onde explica a pseudociência nas Fake News. A pseudociência se trata do uso de termos científicos usados para coisas que não são ciência de verdade. Surge tanto de profissionais mal intencionados, como de profissionais sem o profundo conhecimento sobre o assunto.

Na apresentação ele mostrou alguns exemplos de notícias em que informações foram divulgadas sem comprovação científica, como por exemplo, a fosfoetanolamina, que foi vendida como “pílula do câncer”, mas que na verdade não apresenta atividade antitumoral.

O encontro durou cerca de uma hora e depois de sua apresentação, o reitor respondeu a algumas perguntas dos participantes sobre o papel do profissional de comunicação na Universidade e o que ele espera desse assunto. Dentre os tópicos comentados, Marcelo ressaltou que busca uma maior sinergia na comunicação entre as Unidades, que as discussões devem ser cada vez mais abertas, ele se diz contra as mensagens com uma única visão, pois a falta de esclarecimento sobre alguns assuntos abre espaço para o surgimento de Fake News.

Apresentação de Marcelo Knobel