Dou-lhe uma, dou-lhe duas... DGA realiza leilão de veículos

23 Março, 2018 - 16:05 -- raissa.schreiter

Na manhã do dia 15 de março, foi realizado no Auditório GGBS, no prédio da DGA, o primeiro leilão de veículos de 2018. Os 115 compradores que compareceram à sessão vieram de diversas partes do país: Paraíba, Alagoas, Paraná, Rio Grande do Sul e muitos do estado de São Paulo. Foram leiloados 33 lotes, dentre eles veículos, reboques e equipamentos.

Economia

Na Unicamp, para que um veículo seja leiloado, são avaliados alguns requisitos: desgaste, gastos com manutenção, documentação, licenciamento e a frequência de uso. A frota que antes contava com 201 veículos oficiais agora ficará com 172, pois não haverá reposição. “Foi uma redução significativa. Nesses dois últimos anos, foram gastos em torno de R$150.000,00 em manutenção. Com algumas adequações e contribuição das Unidades e Órgãos, foi possível liberar os veículos”, explica Sebastião de Faria, responsável pela Diretoria de Transportes da DGA. O resultado do leilão foi R$ 448.220,00 em recursos.

Mudança de cenário

Até o ano de 2013, os leilões de veículos eram realizados de 4 em 4 anos. “Era como se houvesse um leilão a cada nova reitoria”, lembra Sebastião.  Isso acontecia porque a frota era renovada depois da retirada dos antigos veículos, o que demandava tempo. Além disso, era necessário contratar um profissional oficialmente indicado pela Junta Comercial do Departamento de Registro Empresarial (DREI). O longo período de intervalo entre um leilão e outro colaborava para desvalorização desses veículos que não estavam em uso.

Segundo Noeli Regina Lopes, responsável pela Diretoria de Contratação de Obras e Serviços, em 2013 houve uma mudança que tornou possível o cenário atual. A Junta publicou a Instrução Normativa DREI nº 17/2013 e passou a disponibilizar em seu site uma lista de leiloeiros cadastrados, ao invés de indicar uma única pessoa. A partir de então, organizações interessadas puderam contratá-los de acordo com critérios estabelecidos internamente.

Diante dessa regra, a Divisão de Suprimentos da DGA definiu o melhor método de convocação dos leiloeiros da lista, segundo os pilares da administração pública (isonomia, legalidade, impessoalidade, moralidade, etc.). Os funcionários organizaram um chamamento público no qual os profissionais interessados em prestar serviço para Unicamp puderam se cadastrar.

O Edital de Chamamento Público foi publicado em 19 de maio de 2015. Nele, se credenciaram 55 leiloeiros, que são chamados para conduzir os leilões conforme a ordem determinada com a realização de um sorteio. Ter tantos leiloeiros disponíveis tornou o processo mais rápido. “Com essa nova sistemática, agora, em março de 2018, pouco mais de um ano depois do último leilão (agosto de 2016), conseguimos realizar esse que foi um sucesso. E não paramos por aí, já estamos trabalhando para outro, que deverá acontecer ainda este ano”, diz Sebastião.

Como fico sabendo?

Por lei, o anúncio do leilão deve ser publicado na imprensa oficial e nos jornais de grande circulação. No contrato de serviço prestado pelos leiloeiros à DGA consta que o próprio leiloeiro também deve divulgar a realização do leilão.

Participação

Várias áreas da DGA se empenham para tornar possível esse processo. Ele tem início na Diretoria de Transportes que reúne os itens dos lotes e depois fica responsável pelas visitas dos compradores.  Na Divisão de Suprimentos é elaborado o edital e os funcionários também dão suporte antes e após a sessão. Colaboraram ainda a Divisão de Contratos, a Diretoria Financeira e Contábil e a Divisão de Informática.