DGA conclui a Migração do Banco de Dados dos sistemas Administrativos

23 Junho, 2022 - 10:23 -- sandra.linhares

Conforme comunicado no Ofício Circular DGA Nº 10/2022, no último feriado de Corpus Christi, entre os dias 16 a 19/06/2022, a Diretoria Geral da Administração concluiu com sucesso a migração dos bancos de dados dos Sistemas Administrativos SIAD.

A migração dos dados até então mantidos no sistema de gerenciamento DB2 (IBM) para o sistema de gerenciamento PostgreSQL segue uma estratégia institucional estabelecida pela Unicamp nos últimos anos, que visa a redução dos custos de licenciamento e suporte de hardwares e sistemas operacionais. O PostgreSQL consiste de uma solução livre e aberta, que possibilita maior independência na gestão dos sistemas corporativos da Universidade.

Esse trabalho teve início em setembro de 2021 e contou com o envolvimento de toda a equipe da Divisão de Tecnologia da Informação da DGA, que atuou de forma a garantir a operacionalidade e a segurança dos sistemas.

É importante destacar também a participação fundamental de servidores de todas as áreas da DGA na realização de testes e levantamento de correções, assim como todo o suporte oferecido pela equipe do Centro de Computação da Unicamp (CCUEC) durante o processo.

Assim como outros órgãos da Universidade que recentemente realizaram a migração de seus bancos de dados, a DGA passa agora a ser responsável pela administração dos mesmos.