Atuação da DGA na pandemia – Doações de Bens

22 Setembro, 2020 - 09:31 -- tissiane.tracchi

No início da pandemia causada pelo Covid-19, foi estruturada na DGA, com o apoio do Escritório de Planejamento e Projetos, uma célula responsável por doações. O trabalho tem como intuito centralizar as doações de bens de consumo para a Universidade e orientar as recebidas em dinheiro. Para a execução de seu trabalho a célula disponibilizou, através do portal da Unicamp, um e-mail (combatecorona@unicamp.br) e um WhatsApp para que a população e empresas interessadas em apoiar pudessem tirar dúvidas relacionadas aos procedimentos de contribuição, entregas de insumos, aspectos legais, entre outros.

Os servidores dessa célula atuaram em diversas frentes, confira:

Apoio a atividades online

Em conjunto com demais áreas como, por exemplo, a Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DEDH) e a Gráfica da DGA, foi realizada uma ação de empréstimo de equipamentos como chips, tablets, notebooks ou computadores para que estudantes com maior necessidade socioeconômica pudessem realizar suas atividades à distância.

A célula de doações providenciou documentos que formalizassem as ações, como termo de doação de pessoas físicas, termo de responsabilidade para chip e para equipamentos. Além disso, a compra de alguns itens foi efetuada e a célula cuidou de trâmites como a verificação do código dos materiais, providenciou o descritivo técnico, participou da análise das propostas, recebeu e conferiu os equipamentos antes de enviar à Gráfica para distribuição.

Normativas e contabilização

Todas as doações foram contabilizadas com o apoio da Diretoria Financeira e Contábil (DFC) da DGA. Juntas, as duas áreas normatizaram as doações recebidas; a Instrução DGA nº 100/2020 estabeleceu regras para o recebimento de doações e comodatos durante o enfrentamento da pandemia do COVID-19.

Os desafios continuam

Os servidores que atuam na célula de doações contam que inicialmente os maiores desafios foram relacionados à centralização das doações e os frequentes questionamentos sobre a veracidade de outras iniciativas da Unicamp. Além disso, o grupo se empenhou na busca pelos insumos que estavam em falta e conseguiram doações importantes de álcool, EPIs, frascos para envase dos produtos, dentre outros.

Atualmente, apesar da Universidade dispor e estarem com um auxílio regular do Instituto de Química para a produção de álcool líquido e em gel, ainda há necessidade de arrecadação de bens e insumos, já que as doações tiveram grande concentração nos meses de abril e maio e foram diminuindo. A fim de estimular as contribuições, foi instituído um Grupo de Trabalho através da Portaria GR 46/2020,  que desenvolveu um portal que reúne informações relevantes acerca da questão - ajude.unicamp.br.