Atuação da DGA durante a pandemia – Divisão de tecnologia da Informação

11 Dezembro, 2020 - 10:12 -- sandra.linhares

Não demorou muito para que, após o aumento dos casos de infecção pelo novo Coronavírus, o Governo decretasse calamidade pública. Esse ato altera diversas frentes do serviço público e uma delas é a maneira de se realizar as licitações. Assim, a Divisão de Tecnologia da DGA, responsável pelos Sistemas Administrativos – SIAD , precisou realizar importantes modificações para que os sistemas funcionassem de acordo com as novas regras que entraram em vigência.

A Lei nº 13.979/20, por exemplo, determinou a dispensa de licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência decorrente do Coronavírus e houve, ainda, a alteração dos limites permitidos no Art. 24, inc. I e II, da Lei 8666/93. Por isso foi realizada a parametrização dos valores de compra por Dispensa de Licitação no Sistema de Compras.

Já nos sistemas de Orçamento e Execução, Compras e Financeiro, foi necessário permitir apropriações dos recursos provenientes de doação para a Unicamp, de modo a facilitar a gestão e utilização de forma independente dos demais recursos.

Além disso, a equipe de TI providenciou a extração de dados para consultas de aquisições e receitas (doações), relacionadas exclusivamente ao COVID-19. Tais dados foram disponibilizados no Portal da Transparência da Universidade.

O apoio conferido pela Divisão no âmbito de infraestrutura também foi essencial. A DGA recebeu mais de 40 servidores vindos da área da saúde e providenciou algumas mudanças físicas de seus próprios funcionários. Isso impactou em ajustes nas filas de impressão, instalação de ramais VoIP e a adequação de pontos de rede, por exemplo.

Por fim, até mesmo a adaptação dos servidores ao teletrabalho demandou a equipe de TI, que ajudou na especificação de itens eletrônicos que foram adquiridos para facilitar o trabalho à distância; atuou na configuração e disponibilização de dezenas de computadores e notebooks da DGA e ainda ofereceu suporte remoto àqueles que precisaram.

 Vandalis Giansante, servidora da Divisão de Tecnologia da DGA, conta que, além de realizarem as atividades relacionadas à pandemia, foram mantidos os mesmos níveis de suporte aos usuários do SIAD e de infraestrutura aos servidores da DGA. Segundo ela, “Conseguimos manter toda a equipe de TI atuando nas suas atividades remotamente, com foco nas entregas de novas funcionalidades priorizadas pela Diretoria, além de correções e melhorias pontuais em todos os sistemas em produção”.