Atuação da DGA durante a pandemia – Doação em pecúnia

9 Novembro, 2020 - 20:46 -- tissiane.tracchi

Para que pudesse enfrentar a situação causada pelo Covid-19, a Universidade providenciou a captação de recursos através de doações. Foram enviados Ofícios à Órgãos do Poder Judiciário e empresas privadas e campanhas foram realizadas pedindo ajuda a pessoas físicas. Foram recebidas doações judiciais (oriundas de fundos de verbas de ações judiciais) de Órgãos como Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Justiça Federal e Justiça Estadual, além de importantes doações de pessoas jurídicas e de demais cidadãos.

A fim de normatizar o processo de recebimento das doações, foi criada a Resolução GR-042/2020 que dispõe sobre a execução dos recursos doados à Área da Saúde e Unidades e Órgãos da Unicamp envolvidos em Pesquisa e Atividades Assistenciais para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus, definindo papeis da Reitoria, DEAS, AEPLAN e DGA.

A Divisão Financeira e Contábil (DFC) da DGA providenciou a abertura de uma conta corrente para o recebimento dos depósitos e faz um levantamento do extrato dessa conta, destacando a origem dos valores. Já o Apoio Orçamentário da DGA realiza o efetivo acompanhamento das doações recebidas, oferecendo o respaldo administrativo necessário à execução das despesas e à prestação de contas.

A fim de garantir uma correta gestão, a área abre, para cada doação, um processo e uma Conta Local (C.L.), estando esta atrelada a um Centro Orçamentário. Além disso, cada doação tem também uma documentação que estabelece os critérios para utilização dos recursos.

Após a utilização de cada valor doado pelos órgãos Judiciais, é realizada prestação de contas, com informação detalhada quanto a utilização dos recursos, com discriminação dos itens, valores, empresas contratadas, bem como são disponibilizados documentos comprobatórios. Além disso, a equipe emite relatórios à Reitoria e à Área da Saúde para que acompanhem os depósitos, saldos utilizados e os disponíveis.

Renata M. O. Palmieri, responsável pelo Apoio Orçamentário, conta que o maior desafio foi a organização inicial, bem como o controle e a gestão das doações, que são provenientes de diferentes fontes. Afirma também que foi essencial o apoio da Divisão Financeira e Contábil (DFC) da DGA, da Assessoria de Economia e Planejamento - AEPLAN e da Diretoria Executiva da Área da Saúde – DEAS na condução destas novas atividades.