Atuação da DGA durante a pandemia – Apoio a atividades online

18 Setembro, 2020 - 09:25 -- tissiane.tracchi

Tão logo o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia do Coronavírus, a Unicamp suspendeu as atividades presenciais em seus campi. Apesar dessa medida, a Universidade se preocupou em garantir que as atividades acadêmicas fossem mantidas e para isso incentivou a utilização de tecnologias digitais.

Considerando que nem todos os alunos teriam condições de realizar suas tarefas remotamente, a Unicamp, através da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DEDH), a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e a Diretoria Geral de Administração, providenciou o empréstimo de equipamentos como chips, tablets, notebooks e computadores a alunos com maior necessidade socioeconômica.

Execução do trabalho

Para conhecer “os bastidores” desse trabalho e entender como foi desenvolvido, foi realizada uma entrevista com os servidores da Diretoria de Serviços Complementares da DGA - Andrea Ap. C. da Costa e Eder Menezes.

Andrea conta que “foi um trabalho inicial árduo, porque não tínhamos conhecimento de como controlar tudo isso”. Para documentar o empréstimo, todos que receberam os aparelhos preencheram e assinaram um termo específico de responsabilidade e tiveram seus dados registrados no Sistema de Patrimônio, vinculando o CPF ao equipamento entregue.

A ação possibilitou o atendimento de mais de 700 alunos no total. Na Gráfica da DGA, foram entregues, diretamente a estudantes:

• 131 Tablets,
  • 30 CPUs e monitores,
  • 94 Chips e
  • 28 Notebooks

Além disso, algumas Unidades ficaram responsáveis pela retirada e distribuição de 137 itens - entre equipamentos e chips; o Gabinete do Reitor providenciou o envio de cerca de 40 chips para alunos indígenas; a Moradia da Unicamp disponibilizou 100 chips e 100 tablets e a Psiquiatria do Hospital de Clínicas enviou 25 chips para que os pacientes tivessem contato com familiares.

Os materiais emprestados tiveram três diferentes origens: Alguns já eram da Universidade, outros foram adquiridos através da Funcamp e os demais foram provenientes de doações recebidas.

Aqueles que já eram usados e patrimoniados na Universidade foram captados por meio da PRG/DEDH nas Unidades/Órgãos e transferidos através do sistema de patrimônio da DGA para uma conta específica, chamada "Empréstimo Covid 19". Esse trabalho foi realizado com o apoio do Adagilson Rodrigues de Souza, servidor da Seção de Bens Disponíveis.

Inicialmente a manutenção desses equipamentos foi realizada por alunos e funcionários, que inclusive disponibilizaram seus próprios aparelhos para facilitar o trabalho. Assim, todos os dispositivos receberam as atualizações necessárias, instalação de programas, etc., além de terem sido devidamente higienizados.

Os equipamentos provenientes de doações, por sua vez, foram recebidos de pessoas físicas que os levaram até a Gráfica da DGA e assinaram um termo específico de doação para a Universidade. Alguns não eram passíveis de recuperação, mas as peças foram utilizadas e possibilitaram a montagem de outras máquinas. Esses equipamentos tiveram como destino final alunos de fora do estado e foram enviados pelos Correios.

Por fim, os itens adquiridos foram: 300 tablets, 20 notebooks e 500 chips para acesso à internet. Todos foram patrimoniados pela DGA antes de serem emprestados.

Dever cumprido

Andrea relata que ouviu diversos relatos dos alunos que foram retirar os aparelhos, e muitos ficaram gratos com a iniciativa; alguns puderam finalizar o curso, dar continuidade a pesquisas, teses, etc. Ela conclui a ação dizendo: “O que tornou tudo isso possível foi determinação, já que apesar dos percalços e dúvidas, creio que tivemos sucesso. A equipe da DGA, voluntários e Órgãos como PRG, DEDH, CEMEQ e IC se juntaram para aprender juntos como fazer. Além dessas entregas, precisávamos também atender aos serviços da Gráfica, mas deu certo e ainda está dando, porque continuamos a empreitada e ainda teremos o retorno dos equipamentos para controlar. O que fica é a experiência de estar num furacão e mesmo no meio dele ir encontrando formas de lidar. Creio que se fosse para descrever essa situação com uma palavra, seria disposição; estar disposto mesmo sem saber, se aventurar, errar e acertar”.