Na última sexta feira (14) ocorreu o evento “Visão de Futuro”, realizado pela equipe do projeto Melhorias na Cadeia de Suprimentos. O encontro foi iniciado com os agradecimentos do Coordenador da DGA, Andrei Narcizo e em seguida membros do grupo apresentaram a ideia e um passo-a-passo para a construção da visão de futuro do processo de compras.
Abertura do Evento
Lucas Coutinho expôs um quadro intitulado “Canvas do serviço público”, que mostrava todo o processo, desde a necessidade de solicitar a compra, até o acompanhamento da entrega do produto. O quadro trazia também os resultados esperados com a reformulação:
- Redução do tempo de compra
- Redução do custo do processo
- Definição clara dos papéis dos atores do processo
- Aumento da satisfação do cliente
- Padronização dos procedimentos e da estrutura organizacional. Manter e difundir conhecimento
- Aumentar a transparência do processo
Em seguida, Gustavo conduziu uma dinâmica onde foram distribuídos aos participantes post-its de diferentes cores, sendo amarelo para que fossem anotados ganhos relevantes, vermelho para apontarem as dificuldades encontradas na execução do processo, e azul para exporem ideias, soluções e melhorias para os problemas apontados.
Participantes inserindo suas ideias
Participante durante a dinâmica
Newton informou que a equipe analisará todas as anotações e anunciou as datas das próximas etapas do projeto:
Proposição de solução: 01/10/2018 a 19/10/208
Prototipação e validação: 22/10/2018 a 01/11/2018
Implementação de soluções de processos: 05/11/2018 a 14/11/2018
Quadro ao final da dinâmica