Onze servidores são remanejados por meio do Programa de Relotação Interna da DGA

27 Novembro, 2017 - 15:37 -- caio.alves

“Quando abriu essa possibilidade, não pensei duas vezes”, disse Diego Pereira, um dos 11 beneficiados pelo programa de Relotação Interna da DGA, ocorrida neste semestre.  A iniciativa deu a oportunidade para que os servidores mudassem para uma área ou atividade que melhor se adaptam. Isso, por consequência, melhora a qualidade dos serviços prestados e incentiva a permanência na DGA. O planejamento é de que o programa ocorra, pelo menos, uma vez por ano.

“O principal desafio”, conta Joseane, da Assessoria de Desenvolvimento Pessoal (ADP) , “foi apresentar uma proposta democrática, transparente e que motivasse a participação. Ficamos muito felizes com o resultado. Além da renovação e reposição das equipes, o programa possibilita aos funcionários aprender novas atividades e estimula o desejo de permanecer na DGA”.

Voltado para os contratados na função ‘Profissional para Assuntos Administrativos-Perfil Técnico em Administração’, o programa foi dividido em várias fases. Primeiramente, houve um levantamento das vagas existentes e descrição das atividades a serem realizadas. Com a validação da Coordenadoria, as vagas foram divulgadas para inscrições e os candidatos realizaram entrevistas com as gerências das áreas para alinhamento de perfil. Os nomes foram divulgados e todos receberam um retorno do resultado do programa. O processo inteiro ocorreu durante os dias 18 de setembro e 20 de outubro. O remanejamento destes 11 servidores representou 4% do total do quadro ativo da DGA.

Conciliando atividade com formação acadêmica

Diego Pereira, citado no início, deixou a área de Suprimentos após cinco anos e meio. A principal atividade realizada era a elaboração de editais. Na área de Manutenção e Conservação Predial desde o último dia 21, ele espera contribuir administrativamente, já que sua área de formação é em Tecnologia em Construção de Edifícios pela própria Unicamp.

“É bastante coisa nova para aprender e fazer. A natureza do serviço é bem diferente do que fazia lá. Aqui é prestar suporte para que tudo funcione direitinho. É bem diferente, mas estou gostando”, disse. Diego ainda classificou as mudanças como “natural para qualquer atividade e, com o tempo, tudo vai ficando mais fácil”.

Diego ainda elogiou a forma como o processo foi realizado. “Achei o fato de a DGA abrir essa oportunidade antes do programa externo bem inteligente. Sempre externei que gostaria de ficar aqui, tenho muitos amigos. Quando abriu essa possibilidade, não pensei duas vezes. A mudança vai dar uma oxigenada para eu passar bons anos trabalhando com o pessoal de Manutenção”, finalizou.

Crescimento profissional

Carla Brum também participou do programa e agora está na Diretoria de Transportes. Antes, ficou um mês em Licitação de Obras e depois mudou para Suprimentos, onde realizou pesquisa de mercado nos últimos três anos. “A mudança de Licitação de Obras para Suprimentos”, diz Carla, “foi algo pontual. Eu procurei a ADP e surgiu a oportunidade. Não foi como essa que teve agora, com divulgação de vagas e tudo mais”.

Para ela, o crescimento profissional foi o fator decisivo para mudar de área. “Eu quis mudar para aprender algo diferente, mas na DGA mesmo, porque gosto daqui. É bom conhecer coisas novas, pessoas diferentes”. Assim como Diego, ela mudou há poucos dias e já está gostando. “Eu não tinha ideia do que ia fazer, então dá sim aquele friozinho na barriga. Mas o pessoal aqui é muito paciente e está me ensinando aos poucos. Estou gostando e espero aprender e crescer bastante”, disse.

Outras edições do programa acontecerão em 2018. Entretanto, os remanejamentos internos da forma tradicional acontecerão sempre que existir necessidade.