Atuação da DGA durante a pandemia – Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal

3 Novembro, 2020 - 14:37 -- tissiane.tracchi

A Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal da DGA exerceu um papel estratégico durante a pandemia, intermediou e subsidiou tomadas de decisões, e orientou os servidores de forma clara e adequada. Joseane Antonia dos Santos Miguel, responsável pela área, conta que desde a primeira resolução divulgada pela reitoria, na qual se tratava a suspensão das atividades, a equipe tem tido o compromisso de analisar com muito cuidado as medidas propostas para que seja feita uma correta orientação dos servidores e dos gerentes, para que estes tenham suporte ao traçar um plano de gerenciamento de seu pessoal. Assim se tem feito até hoje, a cada nova normativa publicada acerca do assunto Covid-19.

Inicialmente, a Coordenadoria fez um levantamento de quantos colaboradores da DGA seriam afastados por se enquadrarem nos grupos de risco, terem filhos em idade escolar ou serem maiores de 60 anos e atualmente segue mantendo um controle do contingenciamento da DGA, que chegou contar com apenas 18% de pessoal trabalhando in loco. Os processos de cada funcionário foram alimentados com informações sobre a maneira como as atividades estão sendo por eles desenvolvidas – se em teletrabalho, presenciais ou em escala de rodízio, por exemplo.

Tendo em vista que a DGA foi considerada um Órgão com atividades essenciais, a Coordenadoria se preocupou em garantir a proteção dos servidores que se mantiveram presencialmente trabalhando. Assim, em parceria com a área de Infraestrutura e Manutenção criou, antes mesmo do plano de retomada da Universidade, um protocolo de higiene e segurança, providenciou cartazes informativos, novos locais para refeições e organizou, junto ao Cecom, os agendamentos para testagem dos funcionários tão logo o primeiro caso foi confirmado na DGA.

Além disso, a equipe se responsabilizou por montar e distribuir kits de máscaras de tecidos oriundas de uma doação, e posteriormente passou a cuidar do controle e entrega de máscaras descartáveis.

Joseane destaca a resiliência de sua equipe ao ter a capacidade de lidar com as mudanças, de se adaptar à nova realidade e permanecer firme, conseguindo apoiar e nortear os demais servidores da DGA, mantendo sempre uma postura ativa e tomando a frente de diversas iniciativas. A atuação da equipe também foi marcada pelo empenho ao estudar assuntos que antes eram desconhecidos; foram pesquisadas as medidas de segurança que a Organização Mundial de Saúde - OMS e o Estado estavam seguindo, além de manter estreito contato com a equipe do Cecom e da medicina do trabalho - DSO.

A Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal entende que cada situação é única e merece um olhar específico, e nesse momento é ainda mais primordial prezar pela saúde do trabalhador. Assim, Joseane retomou o programa de acompanhamento gerencial, uma vez que o corpo gerencial da DGA se manteve quase que em sua totalidade in loco desde o começo da pandemia com a incumbência de monitorar as atividades presenciais e em teletrabalho, um momento em que esses gerentes possam ser ouvidos, orientados, acolhidos e terem o suporte necessário é fundamental diante das circunstâncias trazidas pelo Coronavírus.