Você Sabia? Unicamp é a única unidade que adiciona itens no catálogo da BEC-SP

24 Outubro, 2017 - 13:43 -- caio.alves

Para realizar uma compra em órgão público, é necessário que os fornecedores, serviços e materiais estejam cadastrados. A responsável por isso na Unicamp é a Seção de Cadastros da Diretoria Geral de Administração (DGA). O que pouca gente sabe é que a Unicamp é uma das poucas Unidades Cadastradoras que realiza o Cadastro Completo de fornecedor no CAUFESP – em Campinas só há duas. É também a única que pode inserir itens no catálogo da Bolsa Eletrônica de Compras (BEC-SP), além da própria BEC.

Essa confiança é fruto de um trabalho iniciado em 2005, quando a DGA, em seu planejamento estratégico, priorizou a reformulação da gestão de materiais e serviços. Foi neste período que a Unibec foi criada para atender a obrigatoriedade de compras através da BEC-SP.

Um dos pontos mais importantes foi a implantação da Solicitação Eletrônica de Compras (SEC) em toda a Universidade, exceto área da saúde, em dezembro de 2009. Isso possibilitou que unidades e órgãos realizassem solicitações de materiais e serviços eletronicamente, através do Sistema Unibec. A ordenação da despesa e a emissão de recursos também passaram a ser feitas de forma eletrônica, evitando trâmites de papeis ou processos.

Com o novo modelo de compra, a Universidade tinha que pedir à BEC a inserção de itens no catálogo sempre que precisasse. A BEC, então, autorizou a Unicamp a inserir itens em 2008. Como a Seção de Cadastros da DGA sempre manteve o cumprimento dos padrões definidos pela BEC e Secretaria de Fazenda (SEFAZ-SP), a confiança continua até hoje.

Cadastro no CAUFESP

Há dois tipos de Registros Cadastrais para os fornecedores no CAUFESP: o Simplificado (RCS) e o Completo (RC). A diferença é que o RCS não possibilita a participação nas modalidades de Concorrência Pública e Tomada de Preço. O RC permite a participação do fornecedor em qualquer modalidade.

“O benefício do RCS é que ele exige menos documentos e a empresa pode participar nas modalidades de Convite, Leilão, Pregão e Dispensa de Licitação”, explica Daniel Nunes, responsável pela Seção de Cadastros da DGA.

Um pouco sobre o trabalho da Seção de Cadastros

No Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo (Caufesp), aproximadamente dois mil cadastros estão sob responsabilidade da Unicamp. Só neste ano, 104 foram incluídos. Esses fornecedores geram bastante demanda, pois precisam enviar documentos constantemente para manter o cadastro atualizado. Além disso, 439 cadastros excepcionais foram incluídos, reativados ou atualizados.

O cadastro de materiais e serviços, fundamental para que a licitação atenda as necessidades do solicitante, também exige bastante esforço. Só em 2017, até o momento, 4.982 inclusões e alterações foram realizadas pela equipe.

Outra função importante da Seção de Cadastro é a emissão de Atestado de Capacidade Técnica, quando solicitados pelo fornecedor. Este documento comprova o fornecimento de materiais, a prestação de serviços ou a execução de obras por parte da empresa. Até o começo deste mês, 154 atestados foram emitidos.