Últimas etapas da implantação do SIAD

21 Novembro, 2017 - 16:16 -- raissa.schreiter

Em dezembro, a Divisão de Informática da DGA completa a migração dos sistemas administrativos (SIAD), desenvolvidos em plataforma Web, que substituíram o CICS. Desde 2012 foram implantados 12 sistemas, sendo os principais Cadastro de Materiais e Fornecedores, Compras, Convênios, Orçamento, Execução da Despesa e Financeiro, Controle de Estoque, Liquidação de Despesa, Patrimônio, Recebimento de Materiais e Serviços. Ao todo, foram mais de 1.000 funcionalidades migradas.

Ao longo dos últimos anos, durante o desenvolvimento, cerca de 6.200 usuários dos sistemas administrativos da universidade estiveram diretamente envolvidos em iniciativas relacionadas à implantação do mesmo, participando de treinamentos ministrados pelos servidores da DGA.

Em comparação com o CICS, o SIAD pode ser mais facilmente acessado, inclusive através de computadores fora da universidade, com a inserção de login e senha SiSe, devidamente cadastrados no sistema do CCUEC (Centro de Computação da Unicamp).

De acordo com Éderson Ribeiro, Assistente de Informática, os sistemas administrativos estão preparados para receber melhorias, conforme a necessidade. A tecnologia antiga (CICS) estava ultrapassada e poucos servidores profissionais de informática ainda tinham conhecimento sobre essa ferramenta. Hoje, novas funcionalidades estão sendo desenvolvidas bem como disponibilização de dados gerenciais e mais transparências de informações à comunidade.

Desde 2000, a DGA já pensava em adotar sistemas mais modernos. As primeiras buscas por alternativas de substituição envolveram soluções de mercado, porém sem êxito na época.