Funcionários da DGA participam de curso sobre mediação de conflitos e gestão de pessoas

27 Novembro, 2017 - 15:19 -- raissa.schreiter

Conflitos são comuns nas relações humanas. É possível que você já tenha se deparado com eles algumas vezes no local de trabalho. No dia 23 de novembro, a doutora em negociação e mediação de conflitos pela Universidade de São Paulo, membro da Secretaria de Planejamento e Gestão e da Escola de Governo e Administração Pública, Sandra Inês Baraglio Granja, ministrou o curso “O Processo de Mediação de Conflitos e Gestão de Pessoas”, aos servidores da DGA, HC e Ouvidoria, no auditório do GGBS.

O curso contou com a presença de 63 servidores. De acordo com a responsável pela ADP, Joseane Miguel, o objetivo de trazê-lo é fazer com que os servidores reflitam sobre o papel do gestor de pessoas no ambiente de trabalho.

O coordenador Andrei Narcizo fez a abertura do evento e, na sequência, passou a palavra à doutora. Baraglio  iniciou apresentando aos participantes os tópicos a serem abordados e a divisão do curso em dois momentos: o teórico e a dinâmica com simulações de conflitos para serem mediados. A profissional também se colocou à disposição para conversar individualmente com funcionários que não quisessem expor em voz alta conflitos nos quais estiveram envolvidos ou presenciaram. Além disso, fez uma breve introdução sobre a importância da compreensão dos processos e fluxos de trabalho da instituição e desenvolver habilidades de comunicação para se evitar conflitos.

Os métodos de resolução de conflitos não são ferramentas utilizadas somente no dia a dia, mas estão previstos na legislação e muitas vezes são utilizados em contexto jurídico para evitar aberturas de processos. A mediação, foco do curso, por exemplo, é um procedimento que pode ser realizado formalmente pela administração pública, segundo consta na Lei 13.140/15.

Baraglio utilizou vídeos, textos, imagens e questões reflexivas para explicar aos servidores o que é gestão de pessoas, em que consiste realiza-la, bem como o que são os conflitos, alguns exemplos de por que ocorrem, como e quem pode mediá-los e qual a importância disso no ambiente de trabalho. “A ideia da mediação é pensar sobre o conflito, montar um diálogo sobre ele para tentarem superá-lo. Administrar o conflito é manejar, tateá-lo, fazer com que as pessoas reflitam a respeito do que as está incomodando e que evoluam para outro patamar, de crescimento”, esclareceu a profissional.

Durante cerca de duas horas do curso, os servidores, organizados em grupos, debateram exemplos de conflitos que ocorrem no dia a dia da DGA e propuseram formas de mediá-los. Baraglio comentou sobre as discussões e deu dicas.

A profissional esclareceu por que a mediação deve ser uma ferramenta utilizada tanto pelo setor de Recursos Humanos quanto pelos gestores. Segundo ela, esses dois agentes da instituição devem atuar de forma conjunta, pois alguns conhecimentos são dominados pelo RH, mas os gestores convivem com suas equipes e as conhecem melhor. Frisou, ainda, que a organização é responsável por prover as ferramentas de gestão de pessoas, seja através de treinamentos, cursos ou outras estratégias, aos servidores responsáveis por gerenciar equipes. “Quando você não sabe lidar com as pessoas, negociar com elas, mediar, os problemas vão se acumulando e o clima organizacional vai piorando. Reinventar o sistema de gestão é pensar em como mediar conflitos”, disse Baraglio.